• Linkedin
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • Newsletter Revista Copercampos
  • Intranet
  • Compras
  • Segurança e Privacidade

NOTÍCIAS

Dia Internacional do Cooperativismo - 4 de julho

06/07/2009

O cooperativismo possui nos seus diversos ramos de negócios um grande potencial de crescimento no mundo. Existem hoje no Brasil 7.603 cooperativas com mais de 7,3 milhões de associados e aproximadamente 218 mil empregos diretos, representando 6% do PIB nacional. (Produto Interno Bruto), 30% da produção de alimentos do país e faturamento próximo aos R$ 25 bilhões. Em Santa Catarina os números também são importantes para a economia, sendo 256 cooperativas, 776 mil famílias envolvidas e geração de 27 mil empregos. De acordo com o presidente da Copercampos Luiz Carlos Chiocca, o cooperativismo esta em franca expansão e trazendo resultados positivos para a economia neste momento de instabilidade mundial. “Podemos crescer e muito, no Brasil pouco mais de 3 a 4% da população participam do sistema, enquanto na Europa e outros paises o patamar é de 30% a 40%”, comenta.

Como qualquer outra organização, as cooperativas também estão investindo em estruturas sólidas e bem geridas para não oferecer riscos aos seus associados. A administração esta cada vez mais profissional para garantir os negócios no concorrido meio do agronegócio. O cooperativismo não esta apenas ligado a cooperativas, ou na união das pessoas em prol de seus interesses perante governos e entidades, mas sim em objetivos mútuos no desenvolvimento econômico, tecnológico, social, educacional, no meio ambiente e na informação, visando o crescimento dos envolvidos.

Para o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil Márcio Lopes de Freitas “o cooperativismo tem como características unir a eficiência economia à eficácia social, reunindo pessoas com o mesmo objetivo, a busca de uma fonte de renda e melhores condições de vida. Seu trabalho constante pelo profissionalismo da gestão, com resultados positivos, o coloca em destaque, em uma escala ascendente de conquista de espaço e novos mercados, de desenvolvimento. E, neste momento de crise, se destaca mais uma vez. As cooperativas tem uma visão de oportunidade, buscando meios para contornar as dificuldades geradas pela situação e, ao mesmo tempo, se revelando como alternativa. Na restrição de crédito gerada pela saída das traddings, por exemplo, as cooperativas tiveram papel determinante, financiando a produção de seus cooperados. A atuação em processos de negociação de preços para a aquisição e venda de produtos, se apresentando também como alternativa ao desemprego ocasionado pela crise, são outros exemplos da importância e força do cooperativismo. É o poder da união, do trabalho em conjunto dos associados por intermédio de suas cooperativas.”
 
O desenvolvimento – Copercampos

A Copercampos foi fundada em 1970 com 100 associados. Atualmente, passados 38 anos, somam mais de mil cooperados, um quadro que contribui para se firmar como uma das principais cooperativas de Santa Catarina e do Sul do Brasil, com faturamento em 2008 de R$ 425 milhões. “Abrangemos uma grande região do Estado, auxiliando o produtor na melhoria de sua renda. Além disso, produzimos sementes, comercializados insumos, rações e trabalhamos com uma das suinoculturas mais modernas do país. Comercializamos nossos produtos em vários Estados e até mesmo em outros paises, como Paraguai e Uruguai. Outros dois investimentos merecem destaque, a Indústria de Fertilizantes, que já esta em funcionamento e Frigorífico Copercampos que deve ser concluído até o final deste ano”, avalia o vice-presidente da Copercampos Cláudio Hartmann.
 
O nascimento do sistema
 
Desde seu nascimento em 1844, na cidade de Rochdale em Manchester (Inglaterra), o cooperativismo vem sendo uma importante ferramenta de união e integração entre os povos do mundo inteiro. No Brasil, o cooperativismo surgiu mais precisamente em 1847 pelo médico francês Jean Maurice Faivre que, baseado na brilhante ideia de Charles Fourier, criou no Paraná um grupo de pessoas com base nas ideias cooperativistas. Em Santa Catarina iniciou-se quando o francês Benoit Jules de Mure em 1847 tentou fundar na localidade de Palmital, no município de São Francisco do Sul uma colônia de produção e consumo. O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), onde ficou estabelecido o primeiro sábado do mês de julho para celebrar a data em todo o mundo.
 
1ª cooperativa no Brasil – Fundada em Ouro Preto em 1889 – Sociedade Econômica Cooperativa (Consumo).
 
1ª cooperativa em Santa Catarina - Fundada em Blumenau em 1889 – Societá Del Tabaco (Agropecuária) – Atualmente Cravil.
voltar

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter