• Linkedin
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • Newsletter Revista Copercampos
  • Intranet
  • Compras
  • Segurança e Privacidade

NOTÍCIAS

Preservando a natureza e o futuro

15/09/2009

Quando se trata de assuntos ambientais, o agricultor e o suinocultor, ainda são vistos com outros “olhos” pela sociedade. Existe por parte de muitas pessoas a consciência que para produzir alimentos, é necessário desmatar, deixando de preservar o meio ambiente. Já na produção de suínos, o principal vilão é a falta de conhecimento, esclarecendo que a atividade não é tão prejudicial à natureza. Nesta edição do Jornal Copercampos, entrevistamos o suinocultor José Elias Dall´oglio, com 2.500 animais no sistema de integração Copercampos e que tem no ponto mais alto da propriedade da família a primeira nascente onde começa a formar o “Lajeado Restingão”, na comunidade de São José.

Com área cercada de aproximadamente um hectare, a nascente fica protegida da ação humana e do acesso de animais, preservando a mata ciliar e as características do local. “O agricultor tem a consciência de preservar e não prejudicar a natureza. Desde que manejamos de maneira correta as lavouras e os dejetos de suínos não vamos trazer danos aos recursos naturais”, avalia Dall´oglio. O associado explica ainda, que na sua propriedade atende corretamente as orientações do departamento de suinocultura, não oferecendo riscos de contaminação. “Na propriedade, tanto as pocilgas como os 80 hectares de lavouras são distantes das nascentes e córregos. O principal cuidado que devemos ter é com a esterqueira, evitando os vazamentos”, ressalta.

Alguns metros da nascente, outras propriedades dão continuidade ao “Lajeado Restingão”, preservando a passagem e a qualidade da água que vai desembocar na cidade e dar sequência aos recursos hídricos. Próximo da nascente também está a propriedade do prefeito de Campos Novos e ex-presidente da Copercampos Vilibaldo Erich Schmid. No local, cercas e mata ciliar preservam o córrego.

Recuperar ou proteger uma área de nascente, além de ser um ótimo investimento ambiental, ajuda a garantir o fornecimento de água ao campo e a manter a biodiversidade local. As nascentes são áreas onde há o afloramento do lençol freático abastecendo córregos, rios e reservatórios. Pela importância dessas áreas, o Código Florestal estabelece como Áreas de Preservação Permanente (APP), locais protegidos, cobertos ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Projeto de preservação – “Lajeado Restingão”
Em 2000 e 2005, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos - AEANC e o SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, realizaram um trabalho visando à preservação do Lajeado Restingão, denominado “Projeto parceria pela qualidade da água”. De acordo com a engenheira agrônoma Maria Luiza Carlesso, foi realizado um levantamento em nascentes e margens do rio para verificar a atual situação e se os produtores estavam respeitando as exigências ambientais. “A preservação é um processo contínuo e ininterrupto. Constamos em 2005 o crescente grau de conscientização dos proprietários com a responsabilidade de preservação do manancial hídrico”, conclui. Para realizar o trabalho foram constituídos diversos grupos de agrônomos que foram a campo no interior de Campos Novos.

A importância da mata ciliar
“Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Toda a vegetação natural presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada”, explica o engenheiro florestal Fernando Zoldan.

As nascentes normalmente são locais pequenos e protegidos por mata, ou algum tipo de vegetação. Se os locais de nascente e os reservatórios não são preservados, não ocorre renovação dos recursos hídricos.
 
Luis Henrique Rigon  /  Assessoria de Comunicação / Reg. DRT-PR  6155
COPERCAMPOS – Matriz / Campos Novos - SC
(049) 3541-6039  /  (049) 8835-5442
comunicacao@copercampos.com.br
voltar

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter