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Copercampos e parceiros implantam programa Clube do Carbono
26/09/2022
A Copercampos, com apoio da Bayer, Rizobacter, Mosaic e Embrapa, estará desenvolvendo nas próximas safras para um grupo de associados, o programa Clube do Carbono. O objetivo é estimular a agricultura sustentável com o resgate da adoção do sistema de plantio direto na palha, gerando receitas e viabilizando o ingresso dos associados no mercado de crédito de carbono.
O projeto foi apresentado durante reunião com os agricultores no dia 22 de setembro, em Campos Novos. A Copercampos, em parceria com a Embrapa vai avaliar talhões dos associados na área de atuação, desde atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Além disso, serão sugeridas práticas agrícolas com o objetivo de aumentar rentabilidade e amenizar impacto com problemas climáticos. No projeto de cooperação técnica, a Embrapa vai treinar a equipe técnica da cooperativa.
De acordo com o Diretor Executivo Laerte Izaias Thibes Júnior, haverá ainda certificação de talhões de acordo com o Índice de Qualidade do Solo. “Além de promovermos um sistema eficiente de plantio direto com práticas conservacionistas, os agricultores terão oportunidades de ingressar no mercado de crédito de carbono. Este é um projeto de três anos, com avaliações anuais para que possamos identificar essa recuperação de solo tão importante no sistema de plantio direto”, comenta Laerte.
A cooperativa estuda também o lançamento do Selo Verde nas Sementes Copercampos após a certificação dos talhões, valorizando os agricultores que adotam as práticas sustentáveis, além da bonificação diferenciada pela produção sementeira nestas lavouras.
Durante o lançamento do projeto na Copercampos, a Bayer apresentou o programa PRO Carbono. A especialista em manejo de Carbono da empresa, Tatiane Cardoso, apresentou ações desenvolvidas e oportunidades existentes para produzir e ao mesmo tempo sequestrar mais carbono no solo. Com o programa, a Bayer busca reconhecer os produtores não apenas pelo que e quanto produz, mas pela maneira como produz, transformando sustentabilidade em bons negócios e garantindo um legado positivo do agronegócio para o planeta e para as futuras gerações.
“Para impulsionar o mercado de carbono no Brasil, é necessária a promoção da agricultura de baixo carbono e ter parceiros que prestem suporte na mensuração destes dados. Nós da Copercampos estamos trazendo o tema para debate e também desenvolvendo este programa do Clube do Carbono entre os associados para que possamos ter maior produtividade no campo e sustentabilidade em todo o sistema de produção”, ressalta o Gerente de Assistência Técnica Fabrício Jardim Hennigen.
O projeto foi apresentado durante reunião com os agricultores no dia 22 de setembro, em Campos Novos. A Copercampos, em parceria com a Embrapa vai avaliar talhões dos associados na área de atuação, desde atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Além disso, serão sugeridas práticas agrícolas com o objetivo de aumentar rentabilidade e amenizar impacto com problemas climáticos. No projeto de cooperação técnica, a Embrapa vai treinar a equipe técnica da cooperativa.
De acordo com o Diretor Executivo Laerte Izaias Thibes Júnior, haverá ainda certificação de talhões de acordo com o Índice de Qualidade do Solo. “Além de promovermos um sistema eficiente de plantio direto com práticas conservacionistas, os agricultores terão oportunidades de ingressar no mercado de crédito de carbono. Este é um projeto de três anos, com avaliações anuais para que possamos identificar essa recuperação de solo tão importante no sistema de plantio direto”, comenta Laerte.
A cooperativa estuda também o lançamento do Selo Verde nas Sementes Copercampos após a certificação dos talhões, valorizando os agricultores que adotam as práticas sustentáveis, além da bonificação diferenciada pela produção sementeira nestas lavouras.
Durante o lançamento do projeto na Copercampos, a Bayer apresentou o programa PRO Carbono. A especialista em manejo de Carbono da empresa, Tatiane Cardoso, apresentou ações desenvolvidas e oportunidades existentes para produzir e ao mesmo tempo sequestrar mais carbono no solo. Com o programa, a Bayer busca reconhecer os produtores não apenas pelo que e quanto produz, mas pela maneira como produz, transformando sustentabilidade em bons negócios e garantindo um legado positivo do agronegócio para o planeta e para as futuras gerações.
“Para impulsionar o mercado de carbono no Brasil, é necessária a promoção da agricultura de baixo carbono e ter parceiros que prestem suporte na mensuração destes dados. Nós da Copercampos estamos trazendo o tema para debate e também desenvolvendo este programa do Clube do Carbono entre os associados para que possamos ter maior produtividade no campo e sustentabilidade em todo o sistema de produção”, ressalta o Gerente de Assistência Técnica Fabrício Jardim Hennigen.