NOTÍCIAS
Palestras sobre projetos ambientais e desenvolvimento do setor da suinocultura são apresentados no Q
07/07/2010
No décimo encontro – de treze - do Programa de Qualidade Total (QT) Rural, realizado no dia 07 de julho, na Associação Atlética Copercampos (AACC), produtores associados da Copercampos tiveram momentos diferenciados na busca pela padronização das atividades nas propriedades.
Palestras com representantes do setor de suinocultura da Copercampos e a apresentação do projeto “De o destino correto às embalagens de agrotóxicos e Prolongue a Vida de Nosso Planeta” realizado pela cooperativa em parceria com a empresa Syngenta e Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (ARARCAM), movimentaram e mostraram aos participantes do projeto, fundamentos para aplicar um novo modelo de gestão nos meios rurais.
O Engenheiro Agrônomo, Marco Antônio Ubaldo, responsável técnico pela ARARCAM, buscou sensibilizar os participantes do QT Rural, sobre como realizar corretamente a tríplice lavagem de embalagens de agrotóxicos e onde entregar esses produtos recicláveis.
O projeto em parceria entre as empresas e associação está proporcionando conhecimento a produtores de toda a região sobre o que é a ARARCAM e seu trabalho de preservação do meio ambiente. Os produtores com a palestra, conheceram também mais sobre o do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV e de como os Equipamentos de Proteção Individual auxiliam na preservação da saúde.
Suinocultura: Manejo correto dos animais
Durante o encontro do QT Rural, o médico veterinário do Departamento de Suinocultura da Copercampos Odair Pavan esteve abordando o manejo e os cuidados na condução de terminação na suinocultura.
Odair apresentou exemplos de como se trabalhar nas pocilgas e formas de se evitar problemas. Sistema elétrico e hidráulico, além de adaptações da suinocultura ao longo dos anos e medidas preventivas foram apresentadas e os participantes do programa que executam atividades tiraram dúvidas quanto ao trabalho nas propriedades.