• Linkedin
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • Newsletter Revista Copercampos
  • Intranet
  • Compras
  • Segurança e Privacidade

NOTÍCIAS

Produtores de Curitibanos debatem sobre política do Trigo e produção de sementes

30/05/2012

A Copercampos realizou na noite de terça-feira, 29 de maio, na Associação Atlética da unidade, uma palestra técnica aos produtores associados e clientes que produzem trigo, sementes forrageiras e sementes de soja.

O evento que contou com grande presença dos agricultores, teve a participação dos quatro diretores da cooperativa (Presidente Luiz Carlos Chiocca, Vice-presidente Cláudio Hartmann e Diretores Executivos Clebi Renato Dias e Laerte Izaias Thibes), do membro do Conselho de Administração Luiz Alfredo Ogliari e dos gerentes Operacional Marcos Fiori e Técnico e de Insumos Edmilson José Enderle.

O Diretor Executivo Clebi Renato Dias apresentou a política de trigo e novas ações de segregação do produto visando produção de trigo tipo pão e melhorador e também como está distribuído o consumo do trigo no mundo. Clebi destacou também o custo de produção e alguns fundamentos básicos para produção de trigo com qualidade.

“Nós temos nesta safra novas regras de classificação do trigo e uma remuneração melhor para quem produzir o cereal com qualidade que será destinado aos moinhos. Por isso, estamos realizando estes eventos para destacar a importância de se colher um trigo com alta força de glúten, o conhecido trigo pão e atendendo estas exigências, o produtor receberá melhores gratificações pelo produto”, afirma Clebi.

Com a nova regra, o cereal precisará ter força de glúten (W) no mínimo de 220 para ser classificado como tipo pão, que representa 70% da demanda nacional. Antes a exigência era por trigo com força de glúten (W) entre 230 e 280, para uso na panificação. O Brasil produz trigo com W entre 180 e 300. O trigo com baixa força de glúten, o chamado trigo brando tem uso limitado pela indústria, pois se destinada à produção de biscoitos.

Sementes forrageiras

A produção de sementes forrageiras também fez parte da reunião e devido a alta dos preços para aquisição de sementes nesta safra, principalmente de aveia, a Copercampos está apoiando o plantio de aveia para sementes e também de outras forrageiras. O Diretor Laerte Izaias Thibes Júnior ressaltou que a produção de aveia comum não será mais regulamentada e cultivares com alto padrão de produção e qualidade já estão sendo disponibilizados para esta safra.

Sementes de soja e o aumento de produção

A Copercampos já registrou nesta safra 2011/2012 um aumento da produção de sementes de soja tanto no sistema verticalizado como licenciado. A produção de mais de 1,2 milhão de sacos/40kg de semente de soja deverá na próxima safra aumentar.

Em Curitibanos, há grande produção de sementes e um aumento de área de produção de sementes deve ser registrado. “Estamos já apresentando aos associados às sementes de soja disponíveis para plantio e destacando que poderá haver um aumento de produção dentro da cooperativa. Tivemos uma produção recorde neste ano e uma semente de alta qualidade, melhor até que na safra anterior e esta foi uma oportunidade de agradecer ao agricultor pela sua dedicação na produção de sementes com alto padrão de germinação e vigor, pois semente se faz no campo e é pela dedicação dos produtores e do trabalho de assistência técnica da Copercampos que temos estes resultados positivos nesta área”, ressalta Laerte Izaias Thibes Júnior.

Fala presidente!

O Presidente Luiz Carlos Chiocca destacou na reunião, os resultados obtidos na safra de grãos 2011/2012 e também apresentou o Balanço Anual de 2011 que foi distribuído aos presentes no evento. Chiocca comentou com os associados sobre a presença dos jovens em projetos dentro da cooperativa e nas propriedades rurais, os benefícios da Cota Capital e sobre o Programa de Fidelidade.

“Nós estamos conquistando ainda mais espaço em Curitibanos e recebendo uma produção maior de grãos no município e o grande diferencial disso é o associado que sabe da importância de estar contribuindo com a empresa que é desses agricultores. Os mais de mil associados são donos da empresa e trabalham para seu crescimento, pois todo o lucro é dividido e por isso, entregar toda a produção, assim como adquirir todos os produtos gera uma maior participação nos resultados da empresa ao final do ano”, finaliza.


Felipe Götz / Assessor de Comunicação /
Reg. SC 03410 JP
Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos - Copercampos
Margens da Br 282 - Km 342 - nº 23  - Trevo - Campos Novos - SC
E-mail/MSN: comunicacao@copercampos.com.br
(49) 3541-6039 / (49) 8835-5442
http://www.copercampos.com.br
voltar

ENDEREÇO

Rodovia BR 282 - Km 342 - Nº 23
Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161
CEP 89620-000 - Campos Novos/SC

Localizar no Google

CONTATO

FONE: 49 3541 6000

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter