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Copercampos desenvolve curso de valorização da mulher no campo
23/07/2012
A Copercampos iniciou no sábado, 21 de julho, um curso para valorizar e estimular a presença das mulheres no campo. O projeto desenvolvido com 30 integrantes do Núcleo Feminino de Campos Novos está sendo ministrado pela Engenheira Agrônomo Ângela Fortes Munaro.
O projeto que terá cinco encontros com a discussão de cinco módulos sobre temas variados (Empreendedorismo, Diagnóstico da propriedade, Gestão Financeira, Elaboração do Planejamento de Negócio e Legislação e Liderança) encerra no dia 15 de setembro.
Sobre o empreendorismo, tema do primeiro módulo, as mulheres participantes do curso conheceram conceitos de formação do tema e também ferramentas de identificação de oportunidades para desenvolver as empresas rurais. A instrutora do curso lembrou durante todo o primeiro módulo que para realizar os sonhos é necessário estipular metas e traçar os objetivos deste projeto. A persistência e o planejamento, segundo os conceitos trabalhos são essenciais para o sucesso do projeto nas empresas rurais.
“As mulheres empreendedoras tem características marcantes e nós apresentamos estes conceitos para as participantes do curso para que todas possam transformar suas ideias em ações de resultado”, comentou Ângela.
As características apresentadas das mulheres empreendedoras são:
→ Busca de oportunidades e Iniciativa: Ter a capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos ou serviços.
→ Persistência: Enfrentar os obstáculos e buscar, a todo custo, o sucesso.
→ Correr Riscos Calculados: Ter disposição para assumir desafios e responder por eles.
→ Exigência de Qualidade e Eficiência: Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
→ Comprometimento: Realizar sacrifício pessoal, colaborando com os funcionários e tendo esmero com os clientes.
→ Busca de Informações: Buscar constantemente dados sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.
→ Estabelecimento de Metas: Saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto a longo como curto prazo.
→ Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Organizar tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter seus resultados medidos e avaliados.
→ Persuasão e Rede de Contatos: Usar estratégias para influenciar e persuadir outras pessoas e manter contato com pessoas que possam contribuir para atingir seus objetivos.
O projeto que terá cinco encontros com a discussão de cinco módulos sobre temas variados (Empreendedorismo, Diagnóstico da propriedade, Gestão Financeira, Elaboração do Planejamento de Negócio e Legislação e Liderança) encerra no dia 15 de setembro.
Sobre o empreendorismo, tema do primeiro módulo, as mulheres participantes do curso conheceram conceitos de formação do tema e também ferramentas de identificação de oportunidades para desenvolver as empresas rurais. A instrutora do curso lembrou durante todo o primeiro módulo que para realizar os sonhos é necessário estipular metas e traçar os objetivos deste projeto. A persistência e o planejamento, segundo os conceitos trabalhos são essenciais para o sucesso do projeto nas empresas rurais.
“As mulheres empreendedoras tem características marcantes e nós apresentamos estes conceitos para as participantes do curso para que todas possam transformar suas ideias em ações de resultado”, comentou Ângela.
As características apresentadas das mulheres empreendedoras são:
→ Busca de oportunidades e Iniciativa: Ter a capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos ou serviços.
→ Persistência: Enfrentar os obstáculos e buscar, a todo custo, o sucesso.
→ Correr Riscos Calculados: Ter disposição para assumir desafios e responder por eles.
→ Exigência de Qualidade e Eficiência: Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
→ Comprometimento: Realizar sacrifício pessoal, colaborando com os funcionários e tendo esmero com os clientes.
→ Busca de Informações: Buscar constantemente dados sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.
→ Estabelecimento de Metas: Saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto a longo como curto prazo.
→ Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Organizar tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter seus resultados medidos e avaliados.
→ Persuasão e Rede de Contatos: Usar estratégias para influenciar e persuadir outras pessoas e manter contato com pessoas que possam contribuir para atingir seus objetivos.